"" Palavra De Deus: O poder da Palavra de Deus

O poder da Palavra de Deus

O poder da Palavra de Deus: a Autoridade


Por ser a Bíblia a Palavra de Deus e sem erros, entendemos que ela é a palavra final e autoritária no que diz respeito a toda questão de doutrina e ética, seja moral ou espiritual. Sua autoridade é uma conseqüência imediata da inspiração. Se Deus inspirou completamente as Escrituras, elas estão revestidas de Sua autoridade.

Deus é a fonte de toda autoridade (Sl 10:16; Jr 10:10; 1 Tm1:17).





Cristo, sendo Deus encarnado, tem nesse mundo toda a autoridade de seu Pai.


* Ele ensina com autoridade – Mc 1:22.
* Ele dá ordens aos espíritos impuros com autoridade e poder – Lc 4:36.
* Ele tem a autoridade (poder) para perdoar os pecados – Lc 5:24.
* Ele tem autoridade sobre a doença (Lc 6:19), sobre a morte (Lc 8:53-55) e sobre a
natureza (Mt 8:23-26).

* Ele tem toda autoridade – Mt 28:18 ; Cl 2:10 ; Ap 12:10.

* Jesus Cristo reconheceu a autoridade das Escrituras – Mt 5:17-18; Lc 2 :27, 44;
Mc 12:24; Jo 5:45-47.

As Escrituras têm mais autoridade do que a Igreja. Isto é contrário ao que crê a Igreja Católica Romana. Ela crê que a Bíblia deve sua existência à Igreja, portanto a Igreja tem autoridade sobre a Bíblia.
* A Igreja Católica Romana completou, à sua maneira, as Escrituras quando adicionou os Livros Apócrifos ao Antigo Testamento no Concílio de Trento em 1546.

Ela decidiu na mesma ocasião que a Tradição da Igreja, as decisões dos Concílios, e finalmente, os decretos do Papa são infalíveis (desde 1870), têm o mesmo valor e são às vezes superiores à Bíblia. Fazendo isso, a Igreja Romana se coloca em uma posição superior à Bíblia.

* Evidentemente, a Igreja não produziu o Antigo Testamento e vemos a que ponto o próprio Cristo, os apóstolos e os primeiros cristãos eram submissos à sua autoridade.

* Uma boa parte do Novo Testamento estabeleceu como a vida da Igreja deve ser regulamentada e mantida. A Igreja se coloca sob a autoridade das Escrituras.

4- A necessidade da Bíblia. A Bíblia é e continuará a ser necessária até o retorno de Jesus Cristo. Ela é nosso único guia de fé e de prática. Ela é mais importante do que a Igreja.







Muitos erram crendo que a Bíblia é boa, mas não necessária, preferindo confiar mais numa “luz interior” que pode ser muito enganosa.

Uma vez assegurados de que a Bíblia é a Palavra infalível de Deus, então se pode olhar para o fenômeno das Escrituras (os aspectos mais humanos das Escrituras) e observá-la à luz da doutrina das Escrituras. Esta última será um guia para manter o fenômeno das Escrituras numa perspectiva correta. Tanto um como o outro são necessários, pois a Bíblia tem um aspecto tanto sobrenatural como humano.

Muitas vezes um leitor cético da Bíblia aponta para supostas contradições ou um leitor com fé observa aparentes contradições no texto bíblico. Quando confrontamos tais circunstâncias, devemos prosseguir com cautela. Primeiramente, é necessário mantermos em mente que estamos manuseando a Palavra de Deus. Uma atitude de oração e reverência buscando a ajuda do Espírito Santo deve ser mantida.

Um trabalho cuidadoso de exegese bíblica precisa ser feito no texto ou textos em questão. Um estudo cuidadoso levando em consideração as palavras no original com sua sintaxe, o pano de fundo histórico e cultural, o contexto, o tipo de literatura do texto, como também outras ferramentas de estudo bíblico, ajudarão a eliminar a maioria das contradições aparentes.


É, no entanto, necessário lembrar que não podemos resolver todas as dificuldades. A incerteza do conteúdo dos escritos originais em alguns textos e a distância no tempo e na cultura entre a nossa cultura contemporânea e o conteúdo bíblico, fazem com que seja impossível resolver todas as dificuldades. Algumas questões ficarão em aberto até que tenhamos mais informações pertinentes.

Não é necessário que tenhamos todas as questões resolvidas para podermos confiar na Bíblia e na sua infalibilidade. Pode-se confiar totalmente na Bíblia porque é a Palavra de Deus.

F) A Iluminação

Iluminação é a atividade do Santo Espírito na mente do crente, ajudando-o a entender a verdade revelada que se encontra na Bíblia.

Este processo é importante por causa da condição da mente e do coração humano. Como criaturas caídas e pecadoras, parcialmente por causa do nosso pecado e parcialmente por causa da nossa natureza humana, temos várias barreiras que nos impedem de compreender corretamente as Escrituras. As nossas mentes são finitas (comparadas ao infinito Deus), o nosso entendimento afetado pelo pecado é débil e cego (Rm 1:24; 2 Co 4:3-4; Sl 119:18), a nossa tendência natural é à rebelião contra Deus (Rm 8:7), somos limitados pelos nossos corpos físicos e os nossos sentidos (enquanto que Deus é espírito) e as coisas espirituais só se discernem espiritualmente (1 Co 2:14).


A iluminação é normalmente permanente e aumenta gradativamente. Quando o crente se submete ao Espírito de Deus, este o conduz a toda a verdade. (Jo 16:13).
Sl 119:18, 130; 2 Co 3:14-16; Rm 8:16.
Observações:

Ø A iluminação torna a Bíblia acessível a toda pessoa que crê: inteligente ou não (Lc 10 :21), instruída ou não (Mt 5 :3).

Ø Os que não crêem e não são regenerados não possuem esta iluminação (1 Co 2:14; 2 Co 4:3-4).

Ø Certas coisas na Bíblia serão sempre de compreensão difícil.

Ø Certas coisas na Bíblia não são para o nosso tempo. Daniel não compreendia as revelações que recebia, da mesma forma que vários outros profetas. Suas profecias tornaram-se claras somente muito tempo depois.

Ø Os discípulos não compreendiam tudo que Jesus dizia (Lc 18:34). Eles só compreenderam essas coisas após Sua morte e ressurreição (Lc 24:45).

Ø Existem coisas que ainda nos são ocultas, das quais não compreendemos o sentido exato (muitas coisas em Apocalipse, por exemplo).


Aprenda mais sobre contexto bíblico através de vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apelo da pregação

Por que fazer apelo na pregação O APELO NA PREGAÇÃO Da Palavra de Deus . Já que todo sermão apela à mente, ao coração e à ...